quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Projeto Interdisciplinar

Nosso projeto interdisciplinar contou com os integrantes do curso de letras (eu, Marina e Elisângela), Física (Delile), Biologia (Ronaldo) e Ciências Sociais (Bruno). Em função de um imprevisto do nosso colega Ronaldo, antecipamos a apresentação do nosso projeto. Porém, como a professora Nádie falou em uma aula, muitas vezes da falta de tempo surgem as melhores idéias.

 De início, pensamos na idéia da pegada ecológica, por ser um tema que dialoga com a preservação da natureza, tão discutida nos dias de hoje. A  pegada ecológica é a marca que todos nós deixamos ao habitar o planeta A pegada ecológica, segundo o site da WWF (world Wide Fund For Nature):  "é medida com uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais". Por fim, apresentaríamos dados com tamanho da pegada que cada país possui. Nossas propostas estavam todas se encaixando, mas precisávamos de uma liga para nossas idéias . Foi então que a história do Pequeno Príncipe, do escritor francês Antoine de Saint-Exupery, apareceu como solucionadora dos nossos problemas, um conector de idéias! 

Apesar de termos realizado nosso projeto em um tempo record, creio que conseguimos estruturar um plano interessante, coerente e capaz de englobar todas as disciplinas que necessitávamos. Ao apresentarmos nosso projeto em aula, nossos colegas comentaram que nosso plano poderia se estender por mais do que uma aula. Nos demos conta de que teríamos assunto o bastante para um semestre inteiro! Ainda estamos debatendo como ficará o nosso plano final.

Eu já havia dialogado sobre interdisciplinariedade em cadeiras anteriores, porém, essa foi a primeira proposta em que tive a oportunidade de ajudar a elaborar um Plano de aula. Foi uma experiência positiva, que me possibilitou ver que é possível criarmos aulas conjuntas com outros professores, aulas que não sejam apenas finitas em si mesmas! Basta estamos dispostos a trabalhar em equipe com nossos colegas. Por final, acredito que a proposta serviu para mostrar, para todo o nosso grupo, que a interdisciplinariedade não é um bicho de sete cabeças.

bibliografia:
  1. site da WWF: http://www.wwf.org.br/
  2. livro O Pequeno Príncipe (português) em pdf: http://educulturacorb.hd1.com.br/downloads/o_peq.principe.pdf
  3. site para calcular Pegada Ecológica: http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/infograficos/2012/06/14/calcule-seu-impacto-no-ambiente-com-esta-calculadora-de-pegada-ecologica.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário